Entre tramas e fios da profissão docente – Histórias de educadores da cidade de Tapira-MG

Marielma A. Barbosa, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


Vidas e práticas de professores têm sido uma das principais temáticas das análises contemporâneas sobre o profissional da educação, por vários autores, pois a compreensão da realidade vem ganhando relevo científico importante, especialmente, em um momento em que a produção historiográfica valoriza, sobretudo, o exame das especificidades e singularidades locais e pessoais, seguindo as tendências de metodologia e práticas atuais. A profissão do professor tem se destacado nos aspectos de discussão entre estudiosos, pesquisadores, Poder Público e entre os próprios professores que ao longo dos anos percebem a evolução de sua profissão. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa feita com professores da cidade de Tapira com o objetivo de investigar quem são os educadores tapirenses e que imagens eles têm sobre sua identidade profissional e, sobre a educação no município, recuperando assim alguns sentidos e significados de suas identidades e de suas imagens sobre a educação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 educadores que têm em comum o fato de já terem trabalhado ou ainda trabalharem com a educação em Tapira, sendo 2 da educação infantil, 2 da educação fundamental, 2 do Ensino Médio, 2 aposentados e 2 gestores. Eles fazem parte do processo de viver, praticar e construir suas histórias e da história da educação na cidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas. Pode-se dizer que esta pesquisa ousou uma pequena construção de belas Histórias sobre a educação de Tapira. Foi possível perceber o orgulho e a dedicação que todos os entrevistados têm em vivê-la e construí-la, demonstrando a crença naquilo que fazem, apesar dos inúmeros desafios no exercício da profissão. Mesmo sendo uma cidade pequena, Tapira preza pela qualidade da educação e tem alcançado bons resultados

Palavras-chave


Educação; História; Professores; Identidade profissional

Texto completo: PDF