Da obscuridade das drogas à esperança: um modelo pedagógico para a recuperação da dependência química

Gerusa Dummont de Rezende, Olga de Fátima Leite Rios

Resumo


A dependência química tem sido considerada um dos principais problemas domundo contemporâneo. Os jovens, em especial, encontram-se mais propensos a busca pelocaminho das drogas, desencadeando por efeito, uma desorganização nas esferas sociais,familiares e no meio acadêmico onde encontram-se inseridos. Optou-se por meio deuma pesquisa bibliográfica, refletir sobre este tema, aprofundando de forma particular, aexperiência e metodologia oferecida pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança.Tal instituição fora apontada como sendo a maior obra da América Latina desenvolvendoessa atividade. Através do resgate da autotranscedência, dos relacionamentos sadios – demaneira especial o núcleo familiar, somada a busca da espiritualidade e o compromissocom o trabalho, o ser humano é recuperado em sua integralidade. Por meio desteselementos chaves o docente do ensino superior em sua atuação, pode desenvolver pistaspara a prevenção e combate ao uso das drogas.

Palavras-chave


Formação Docente; Dependência Química; Fazenda da Esperança

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