Desenvolvimento profissional de professores de arte: Projecto Internacional sobre Educação Patrimonial

Anabela Moura

Resumo


É confiado ao sistema escolar Português a função primordial de contribuir para a compreensão e preservação do património e a educação patrimonial é uma componente importante na Educação Artística em Portugal. Um problema central no seu estudo é a falha do sistema escolar na consecução das finalidades atrás descritas, porque o ensino deste conteúdo é feito de uma forma muito etnocêntrica, ignorando as culturas minoritárias e as culturas não Europeias. Esta comunicação explora diversos percursos patrimoniais e apresenta estratégias utilizadas por professores de arte da Formação Inicial e Avançada, que têm trabalhado com o Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, Curso de EVT, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Os presentes Projectos tiveram as seguintes finalidades: (1) reflectir sobre educação artística e patrimonial através de revisão de literatura (predominantemente Anglo-Saxónica); (2) desenvolver uma prática reflexiva; e (3) utilizar os princípios fundamentais da investigação educativa. No final apresentam-se algumas conclusões e implicações para o contexto da educação em geral e especificamente para o Projecto Internacional de Cooperação Científica, entre instituições de Ensino Superior do Brasil e de Portugal, intitulado Experiências D’Além Mar: Estudos Luso-Brasileiros sobre Cultura, Educação e Educação em Arte.

Palavras-chave


Cultura; Património; Educação Artística; Multiculturalidade; Formação de Professores.

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