Educação Popular em Campinas – SP: A Escola Corrêa de Mello

Maria Eugênia Castanho

Resumo


Em Campinas, SP, em meados do século XIX começam a existir escolas paraatender ao movimento que ocorria no cenário econômico brasileiro. Vejamos a históriadesse movimento, detendo-nos na criação de uma escola popular que começou na cidadeainda no tempo do Império, entrou no período republicano, viveu inúmeras décadas, teveseu prédio de bela arquitetura demolido, sofreu grandes dificuldades e sobrevive: Escola“Corrêa de Mello”. O trabalho parte de informações sobre a educação em geral e sobre apessoa de Joaquim Corrêa de Mello, analisa os dados históricos disponíveis e vale-se de depoimentopessoal da autora desta comunicação. Apadrinhado por Álvares Machado, chegaa Campinas um jovem que se torna farmacêutico em 1834 pela faculdade de Farmácia doRio de Janeiro. Seu nome: Joaquim Corrêa de Mello, que se destaca com pesquisas sobrea flora da região e descoberta de medicações decorrentes dessa flora. Após seu falecimentoe dada sua marcante atuação junto às crianças, especialmente as pobres, pessoas influentesda cidade decidiram fazer uma escola com seu nome para continuar sua benemerência. Aescola é posta a funcionar em 1881, oito anos antes da Proclamação da República, no entãoLargo Jurumberal, posteriormente rebatizado de Largo Corrêa de Mello em frente aoatual Mercado Municipal (conhecido como “Mercadão”). Torna-se municipal em 1889 efunciona até 1963 quando sua bela construção projetada por Ramos de Azevedo, tomandotodo o quarteirão, é demolida e o local transforma-se em terminal de ônibus. A escola viveanos em vários lugares no bairro chamado São Bernardo e apenas em 1976 é reinauguradaem prédio próprio no bairro Parque Universitário. Hoje, após lutas e múltiplos esforçosfunciona como a maior escola municipal e com qualidade de ensino elogiada, voltada aopapel histórico fundamental de sua origem.

Palavras-chave


História. Educação Popular. Escola.

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