Os processos e os instrumentos alternativos de avaliação da aprendizagem na educação à distância

Jose Oscar de Melo, Adriene de Oliveira Coimbra, lìdia Meija, Fabrício Borges Oliveira

Resumo


O presente artigo pretende abordar, de maneira sucinta, os processos e os instrumentosde avaliação da aprendizagem, em especial os concernentes à Educação a Distância,a fim de que se possa melhor compreendê-los quanto à sua aplicação bem como à suaeficiência. Intenciona-se, ainda, verificar a efetividade dos processos avaliativos, utilizadosnessa modalidade, no sentido de propiciar aos alunos a possibilidade de aquisição de novossaberes como também a transformação de si e de outros sujeitos aprendizes. Este trabalhoestá pautado em autores reconhecidos e em estudiosos em Educação; e, especialmente, empesquisadores em Educação a Distância, como também, a partir de reflexões e debates,advindos da atualidade do tema.

Palavras-chave


Educação; Educação a Distância; Avaliação.

Texto completo: PDF