Aperfeiçoando os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de cálculo I nos cursos de Engenharia
Resumo
Este trabalho é resultado do desenvolvimento de uma pesquisa de iniciaçãocientífica que abordou o uso de metodologias ativas em especial, o utilização de PBL -Problem Based Learning- nas aulas de Cálculo 1, em uma turma de engenharia no CentroUniversitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) / MG. Muitos alunos ao ingressaremno Ensino Superior, apresentam dificuldades com relação à aprendizagem da disciplina deCálculo I. Assim, o objetivo desse trabalho, foi utilizar metodologias ativas em especial oPBL Problem Based Learning- nas aulas de Cálculo 1, para trabalhar conceitos e conteúdosdessa disciplina, buscando uma aprendizagem significativa através da utilização de problemasmotivadores e interdisciplinares. Com a aplicação prática em sala de aula e, com asrespostas ao questionário, pode-se avaliar que há indicações que a utilização do PBL ProblemBased Learning- foi possível maior desenvolvimento de habilidades e competências naconstrução de conceitos da disciplina de Cálculo I o que oportunizou uma aprendizagemmais significativa.
Palavras-chave
Metodologia Ativa, Ensino de Cálculo, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).