Considerações sobre a prática avaliativa dos professores e as novas tendências teóricas para a avaliação da aprendizagem.

Elisa Antônia Ribeiro

Resumo


O  presence  rexco  tem  como  t¢mu  central a avaliação da aprendizagem  como uma pra d- ea pedagógica  que incorpora  aspectos,  senti- dos e subjetividades das  práticas  sociais mais amplas e se institui como reveladora elos vín- culos  existentes  nas  elemais  ações  escolares. A  necessidade  de  desvenclar  no 'as  alrernnti- vas de avaliação da aprenclizageir posta a ser- viço da aprendizagem implica, necessariamen- te, a constatação  dos Éundnmentos  e concep- ções históricas que orienta ram essa prâdca ao longo dos anos.  Percebemos  nessa  busca que a  avaliaçiio  da  aprendiz agem  escolar  esteve, por  várias  décadas,  voltad,  para  o  ato  de mensurar  e quantificar  as respostas  produzi- das pelos alunos. Concluímos, entre outros as- pectos,  que  a  avaliação  precisa  ser  protjcsõa enquanto  um  processo de  permanente  refle- xão. Quando se avalia de modo transparente, pode-se descobrir as falhas, as dificuldades de aprendizagem,  os  erros,  as  inconsistências. Esse  processo  cos tuma  ser  difícil,  firduo, confliruoso,  mas  é  necessário  e  imprescinói- vel  que  todos  os  agentes  educacionais  este- jam  envolvidos  e  comprome tidos,  de  fa to, com uma  avaliação  Normativa  e reconstrutiva p0rú  o  Slc0nce  dos  resul tnclos  pre icndidos.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Avaliação Formativa; Inovação Pedagógica.

Texto completo: PDF