Considerações sobre a prática avaliativa dos professores e as novas tendências teóricas para a avaliação da aprendizagem.
Resumo
O presence rexco tem como t¢mu central a avaliação da aprendizagem como uma pra d- ea pedagógica que incorpora aspectos, senti- dos e subjetividades das práticas sociais mais amplas e se institui como reveladora elos vín- culos existentes nas elemais ações escolares. A necessidade de desvenclar no 'as alrernnti- vas de avaliação da aprenclizageir posta a ser- viço da aprendizagem implica, necessariamen- te, a constatação dos Éundnmentos e concep- ções históricas que orienta ram essa prâdca ao longo dos anos. Percebemos nessa busca que a avaliaçiio da aprendiz agem escolar esteve, por várias décadas, voltad, para o ato de mensurar e quantificar as respostas produzi- das pelos alunos. Concluímos, entre outros as- pectos, que a avaliação precisa ser protjcsõa enquanto um processo de permanente refle- xão. Quando se avalia de modo transparente, pode-se descobrir as falhas, as dificuldades de aprendizagem, os erros, as inconsistências. Esse processo cos tuma ser difícil, firduo, confliruoso, mas é necessário e imprescinói- vel que todos os agentes educacionais este- jam envolvidos e comprome tidos, de fa to, com uma avaliação Normativa e reconstrutiva p0rú o Slc0nce dos resul tnclos pre icndidos.
Palavras-chave
Avaliação da aprendizagem; Avaliação Formativa; Inovação Pedagógica.