A educação no Brasil e seus modelos de objetividade importados: qualidade de ensino assujeitada à lógica do capital

Célio Hely Cury Júnior

Resumo


Este artigo tem como proposta compreender a relação estabelecida entre a busca da Educação no Brasil por modelos de objetividade importados de outros países, em especial os da Europa e Estados Unidos, e os impactos para com a qualidade de vida e subjetividades dos docentes. Foi utilizada como eixo condutor de investigação a fundamentação teórica – pesquisa bibliográfica. Nosso principal objetivo foi buscar aproximações ao entendimento de questões postas ao que diz respeito à educação no Brasil se sujeitar aos modelos de educação, objetividade e qualidade importados, ou seja, de modelos de ensino/educação já impetrados em/por países com melhor e mais qualidade na educação. Acreditamos ter construído um conhecimento que favoreça aproximações com questões dinâmicas relacionadas ao mundo do trabalho docente e da qualidade da educação no Brasil. O sistema educacional, devido às exigências do mundo contemporâneo, precisa rever seus princípios e métodos educacionais, adotando uma nova postura frente ao papel da escola enquanto instituição formadora e principalmente em relação ao corpo docente escolar, o principal corpo de atuação neste cenário. É fundamental a reestruturação da escola enquanto sistema formador, transformando-se e reinventando-se no cumprimento de sua função social e de formação discente, proporcionando aos seus docentes confiabilidade, segurança nos momentos de maior fragilidade, frustrações e apatia, possibilitando-lhes um uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas, agregando valor às suas práticas em função das diferentes realidades e culturas.

Palavras-chave


qualidade da educação; modelos educacionais; trabalho docente

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