Competências para esinar no século XXI: desafios e facilidades na atuação docente

Geovana Hordones Ferreira Barros, Juliana de Oliveira Corrêa

Resumo


Este artigo pretende analisar as competências necessárias para ensinar no séculoXXI e os desafios e as facilidades encontradas pelos docentes em sua atuação, nos dias dehoje. O intuito é abordar de maneira clara, como se dá as propostas educativas para os novostempos e como está a realidade dos professores frente a esse desafio. As reflexões sobrea história da atuação docente e do desenvolvimento educacional no Brasil, nos permiteanalisar a trajetória da nossa educação. Esta pesquisa nos permite descrever as competênciasnecessárias para atuação docente no século XXI, os desafios e as facilidades a seremencontradas na jornada. Aplicamos uma pesquisa de campo, com professoras do EnsinoFundamental anos iniciais, e formandas do curso de Pedagogia, que procurou analisar asopiniões das mesmas acerca das propostas educacionais do século XXI, e os desafios e asfacilidades encontrados na atuação docente atual. A partir desse estudo, podemos afirmarque existem competências necessárias para a atuação docente no século XXI, e que facilidadese desafios fazem parte da atuação dos professores atualmente.

Palavras-chave


Atuação docente; Competências; Desafios; Facilidades; Século XXI.

Texto completo: PDF