A relevância da brincadeira e do lúdico na Educação Infantil
Resumo
O Ensino lúdico na educação infantil, tem se tornado alvo de muita discussão,com isso muitos dos profissionais dessa área têm enfretado críticas por usarem a ludicidadenas salas de aula. Podemos observar que a brincadeira na sala de aula da educação infantilproporciona paralelamente estímulos, desenvolvimento social e pessoal. Atualmente,surge a dúvida, até mesmo nas instituições escolares, como também entre os profissionaisda educação, de se trabalhar o lúdico como a única práxis, ou de maneira complementar,contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades e também, da aprendizagem.Precisa-se compreender a importância do lúdico como passaporte para o desabrochar nacriança do interesse pela escola, pelo conhecimento, pelas descorbertas. O professor é o mediadorque planeja as brincadeiras, com todo cuidado e percepção, pois nem sempre umabrincadeira vem acompanhada da ludicidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar asformas de trabalhar o lúdico na educação infantil como forma de estimular a criança desdecedo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em diversas fontes. Observamosque através do lúdico as crianças aprendem regras sociais e limites, e passam a entender opróprio espaço como sendo do outro também. É notório quando uma criança se deparacom um brinquedo ou brincadeira prazerosa, pois a mesma passa a aceitar as regras semesforços, apenas pelo prazer de brincar, de participar, de se sentir co-participante daquelemomento. Dessa forma, o estudo nos mostra que para as crianças da educação infantil émuito importante a ludicidade para o seu desenvolvimento e a apreensão do mundo.
Palavras-chave
Educação Infantil; Lúdico; Desenvolvimento; Aprendizagem