A importância da música e das atividades lúdicas visuoespaciais no processo ensino-aprendizagem da educação infantil em tempos de pandemia

Rafaella Arianne Vieira, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


O período pandêmico trouxe para a escola diversas modificações urgentes a fimde que a aprendizagem das crianças continuasse sendo desenvolvida no dia a dia. Para aEducação Infantil houve grandes dificuldades a fim de que o processo de ensino e aprendizagempudesse atingir os objetivos a que se propõe a esta fase escolar. Assim, percebe-seque a falta de interação entre professor e alunos e entre as próprias crianças gerou diversasconsequências negativas para o seu desenvolvimento entre 0 e 5 anos. Todavia, observou--se que, por meio do lúdico, da brincadeira e da música, é possível diminuir as deficiênciasno processo educativo durante as aulas remotas. Diante desta realidade, o artigo que orase propõe, buscou, por meio da revisão bibliográfica e ainda, por meio de pesquisa decampo, compreender o papel das atividades lúdicas para a construção de competências ehabilidades necessárias às crianças da Educação Infantil. Para tanto, foram requisitadas asteorias clássicas do desenvolvimento Infantil de Vygotsky e outros estudos mais recentespublicados, sobretudo, após os anos 2010, com o objetivo de compreender como tais pensadoresvalorizam as atividades lúdicas, musicais e visuoespaciais para o desenvolvimentodas crianças. Ademais, ainda se analisou a legislação atual, dando ênfase à BNCC, paraobservar como ela prescreve o uso dessas atividades para as aulas com crianças de crechese pré-escolas. Por fim, pôde-se, por meio de pesquisa de campo, avaliar, no processo pandêmico,a educação infantil desenvolvida em escolas da rede municipal da cidade de Araxá- Minas Gerais.

Palavras-chave


Educação Infantil; Música; Lúdico; Atividades Visuoespaciais

Texto completo: PDF