A importância da brinquedoteca na Educação Infantil: um estudo de caso

Denise Ferreira Camargos Martins

Resumo


A brinquedoteca é um espaço que vem se desenvolvendo e tem se tornado popularnas escolas, embora ainda não exista em grande parcela delas. As atividades lúdicascriam laços da criança com a realidade, proporcionando-lhe, assim, a oportunidade desimular situações e conflitos de sua vida social, dentro e fora da família, daí a relevânciasomada à Brinquedoteca nas escolas. Este artigo irá identificar a importância do uso daBiblioBrinquedoteca/Brinquedoteca na educação, como forma de promover o desenvolvimentoinfantil, o conhecimento e o aprendizado para as crianças. Será relatada, de formasucinta, a história da Brinquedoteca, mostrar-se-á também a função da Brinquedoteca emcreches e escolas infantis e, por fim, se demonstrará a função pedagógica da BiblioBrinquedoteca,a partir de um estudo de caso. Por meio da análise teórica e do relato de experiência,pode-se concluir que a brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamentaldo cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produçãode conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Brinquedoteca; Educação Infantil; Escola.

Texto completo: PDF