Educação apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem: professor e aluno – desafios e perspectivas

Cristiane Aparecida do Nascimento

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir as abordagens usuais da educaçãoa distância e os ambientes virtuais de aprendizagem, destacando a interação entre Professor/Tutor e aluno para o desenvolvimento de um processo educacional interativo, quepropicie a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos. AEducação à Distância tem como desafio garantir a prática da interação, da cooperação eo desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Nesse sentido, trata-se a educação apoiadapor ambientes virtuais de aprendizagem, não como uma solução para alunos situados geograficamentedistantes das instituições educacionais, mas sim, como um método de ensinorevolucionário e eficaz. A pesquisa foi de natureza expositiva e explicativa, apoiada emreferências bibliográficas centradas nos(as) seguintes autores(as): Alves (2015); Belloni(1999); Blikstein e Zuffo (2003); Maia e Mattar (2007); Moran (2000); Santos (2008)e experiências vivenciadas e compartilhadas. Os dados levantados permitiram compreenderas vantagens da Educação apoiada por ambientes virtuais de aprendizagem, no quese refere ao processo de ensino e aprendizagem, capaz de romper distâncias geográficas eapresentar-se como um método de ensino eficiente, através da interação entre professor/tutor e aluno, para o desenvolvimento de um processo educacional que possibilita o desenvolvimentode conhecimentos individual e grupal em processos colaborativos.

Palavras-chave


Educação à distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Interação; Professor; Aluno.

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