Avaliação da reação e aprendizagem de participantes de um curso de Educação Ambiental On-line – estudo de caso

Antônio Geraldo Alves Ribeiro, Rodrigo Machado RIBEIRO, David Silva Alexandre

Resumo


É de conhecimento geral a necessidade da utilização de ferramentas efetivasna sociedade para evitar e minimizar os efeitos nocivos sobre o meio ambiente.Mediante isso a educação ambiental se faz uma proposta necessária e eficaz naconstrução do pensamento e consciência ecocêntrico de forma interdisciplinar etransversal na educação. A educação ambiental pode ser disseminada de diversas maneiras,todavia formas de avaliá-la se faz necessário, visto a necessidade de confirmar osresultados positivos sobre seu público alvo. Assim, um curso de educação ambiental on--line foi criado para o presente estudo de caso, afim de disseminar e agregar conhecimentosobre questões de diversos temas relacionados às questões ambientais. Como forma deavaliação foi utilizado a metodologia proposta por Kirkpatrick (2015), a qual foi avaliadaa reação e aprendizagem dos participantes, através de uma avaliação inicial da qualidadee um questionário semiestruturado, respectivamente. Foi concluído que a reação dos participantesfoi positiva visto que a soma dos conceitos bom e excelente foi de 100% parao grupo que respondeu a avaliação de reação. A avaliação da aprendizagem também foipositiva uma vez que de acordo com a comparação dos resultados referente aos acertos dasquestões pré (64,1%) e pós (96,7%) aplicação do curso, ouve um aumente de 32,6% noíndice de acerto.

Palavras-chave


Educação ambiental; Reação; Aprendizagem; Curso on-line

Texto completo: PDF