Análise do Programa de Educação (em tempo) Integral: Almeirim/PA (2012-2016)
Resumo
O artigo aborda a temática da educação (de tempo) integral no contexto muni-cipal de uma cidade da Amazônia paraense, a partir de pesquisa bibliográfica e documen-tal. O estudo teve por objetivo analisar o processo de implementação do Programa MaisEducação como uma das ações governamentais voltadas para a indução de políticas daeducação integral assumida pela Secretaria de Educação do município de Almeirim, estadodo Pará, com o recorte temporal de 2012 a 2016. Os resultados indicam que no períodoinvestigado houve a intenção governamental de ações indutoras voltadas para uma buscade formação integral, porém, com pouco avanço na implementação efetiva de uma políti-ca/programa de educação integral para toda a rede municipal. Por fim, este artigo colaboracom discussões sobre a implementação das políticas públicas educacionais voltadas paraeducação integral, considerando as peculiaridades do povo amazônico, bem como os en-traves dos processos educacionais.
Palavras-chave
Educação em tempo integral; Município de Almeirim/PA; Políticas Edu- cacionais.