Educação Integral no Ensino Médio Integrado: relato da experiência do IFPR- Campus Jacarezinho

Danusa Freire Costa, Claudia da Mota Daros Parente

Resumo


O presente estudo encontra-se em andamento no curso de Doutorado em Edu-cação do PPGE/UNESP/MÁRILIA, e faz parte da pesquisa macro sobre as “Ações emRedes de Políticas Públicas no IFPR Campus Jacarezinho: Educação Integral e FormaçãoHumana no Ensino Médio Integrado”. Com sua metodologia baseada na pesquisa biblio-gráfica e na análise documental, este recorte do estudo tem como principal objetivo relatara experiência de Educação Integral a partir de uma inovação curricular no IFPR CampusJacarezinho e suas contribuições para a formação dos estudantes do Ensino Médio integra-do. A pesquisa busca chamar a atenção para a importância da implementação da EducaçãoIntegral aplicada ao Ensino Médio como política pública, agindo como instrumento detransformação social. Considerando os resultados parciais, especificamente neste estudobibliográfico, foram utilizados os estudos dos seguintes autores: (PARENTE, 2017);(CORRÊA, H. E. R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, 2018); (GUARÁ, 2006), (ARAÚJO,A. C.; SILVA, 2015); (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005); analisando as suasfalas é possível compreender que quando a Educação Integral, que se trata de um direitopara todos os cidadãos, é implementada junto aos jovens do Ensino Médio, ela se tornaum importante instrumento para impulsionar e concretizar medidas, além de gerar novaspolíticas públicas para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola, o queresulta na melhoria da qualidade do ensino. Contudo, no caso específico da IFPR CampusJacarezinho, considerando as especificações do novo currículo, se faz urgente e necessárioneste momento, a ampliação da jornada escolar para tempo integral, o que poderá otimizarainda mais os benefícios provenientes da Educação Integral.

Palavras-chave


Currículo; Educação Integral; Ensino Médio Integrado; IFPR Campus Jacarezinho; Relato de experiência.

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