O uso da tecnologia no Ensino Fundamental

Keila Aparecida Barreto Silva, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


O sistema educacional brasileiro, mesmo que de formas diferentes, tem passa-do por transformações que buscam favorecer, aperfeiçoar e incentivar a aprendizagem doaluno. Nos tempos atuais, o estudo passou a ser oferecido também, por meio digital, eo uso de tecnologias diversas está cada vez mais presente no universo da educação. A in-trodução das TICs – Tecnologias da informação e comunicação nas escolas, em diferentesáreas do currículo, dentre outros fatores, permite a promoção de um nível satisfatório deautonomia, preparando os alunos para melhor se integrarem em seu meio sociocultural e,também, no mundo do trabalho. Os desafios para esta integração ainda são enormes e en-volvem recursos humanos, físicos e orçamentários. Assim, este trabalho buscou, através depesquisas bibliográficas diversas, investigar e apontar caminhos para que a educação digitalseja mais e melhor utilizada nos ambientes educacionais, com foco no Ensino Fundamen-tal, refletindo sobre os ambientes de aprendizagem e as novas formas de ensinar e aprender,como também, sobre sua importância como recurso pedagógico e o papel do professorneste contexto, à luz das teorias de vários autores que estudam esta temática, dentre eles:Delors (1999); Pozo (2002); Paulo Freire (1996); como também, algumas Leis vigentesque tratam deste contexto.

Palavras-chave


Educação brasileira; Tecnologias da informação; Ensino Fundamental

Texto completo: PDF