Educação formal, não formal e territórios educativos: trajetória de uma professora

Rute Alves de Sousa

Resumo


Este relato é uma narrativa autobiográfica da minha experiência como professorada rede básica de ensino no período de 1988 a 2008, tendo como foco o desenvolvimentode aulas de campo. O objetivo deste relato é compreender as limitações do ser e de formarprofessor dentro de uma perspectiva humanista no Brasil. Busca-se a partir da reflexão so-bre o que já foi realizado, em outros tempos e outros contextos, construir novos caminhospara a formação de professor na perspectiva de educação integral. O texto está organizadoem três momentos, a saber: 1) Educação formal, não formal e territórios educativos, quetraz um breve resumo sobre entendimentos acerca de aulas-passeio, aulas de campo, edu-cação não formal e territórios educativos; 2) Trajetória de uma professora da rede básica,que relata as experiências que eu desenvolvi em espaços extraescolares no período acimaindicado; e finaliza com 3) Reflexões e considerações sobre a formação de professores, trazas minhas reflexões acerca das atividades desenvolvidas considerando o contexto históricoe social.

Palavras-chave


Espaço Não Formal; Território educativo; Formação de professores.

Texto completo: PDF