A implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem

Felipe Diogo Duarte, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


A adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmicacom a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social,munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambiental-mente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-sesalientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como ouso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do InstitutoFederal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar osalunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem,bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que osalunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizaruma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos ne-gócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunosse tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitara transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção daaprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.

Palavras-chave


Metodologia Ativa; Retenção de aprendizagem; Docência

Texto completo: PDF