Escolas de Tempo Integral no Brasil: uma análise da discursividade acadêmica de 2014 a 2022

Patrícia Peixoto Zapletal, Ana Laura Godinho Lima

Resumo


O artigo apresenta revisão bibliográfica acerca da produção dos discursos sobreas atuais propostas de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental no Brasil.Realizou-se comparação com revisão bibliográfica empreendida por Patrícia P. Zapletale Adriana M. Machado (2019), que abarcou o período de 2006 a 2014, voltada para atemática das políticas e práticas de ampliação da jornada escolar no Brasil. Com o intuitode compreender se houve mudanças nas ideias que povoam a rede discursiva das produçõesacadêmicas relacionadas à temática da ampliação da jornada das escolas públicas brasileiras,fez-se um levantamento dos argumentos encontrados na produção acadêmica brasileiraentre 2014 e 2022, sobre as políticas públicas de tempo integral. O artigo empreende umaanálise das argumentações mais recorrentes encontradas acerca da ampliação da jornadadas escolas públicas brasileiras na atualidade e suscita questões que buscam ampliar o cam-po reflexivo em torno desta temática.

Palavras-chave


Discursos; Escola pública; Tempo Integral.

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