A afetividade na sala de aula e a atuação dos professores no Ensino Médio – reflexões pontuais

Fabíola Cristina Melo

Resumo


Este trabalho é o resultado das reflexões e leituras acerca da afetividade na sala de aula e a sua relação direta com a aprendizagem. Ele é o produto final de um trabalho apresentado para uma disciplina do Doutorado em Educação e apresenta algumas considerações sobre o que se pensa e o que se faz em sala de aula no que se refere à afetividade e aprendizagem, sobretudo, no Ensino Médio, um segmento considerado o menos afetivo. Vários estudiosos têm se dedicado a estudar e produzir materiais sobre o papel da afetividade nas relações de sala de aula e como esta afetividade produz resultados. Reflete, também, não só sobre os aspectos cognitivos e intelectuais da educação, mas também, abre um viés para a discussão do aspecto afetivo nas interações de sala de aula no Ensino Médio. Para se verificar a importância desse tema, foi realizada uma entrevista com alunos e professores do Ensino Médio, no sentido de buscar apreender os sentidos que perpassam pela efetiva aprendizagem

Palavras-chave


Afetividade – Alunos – Professores, Ensino Médio, Aprendizagem

Texto completo: PDF