Profissão-Professor: identidade, contradições e o trabalho docente

Wellington Félix Cornélio

Resumo


O presente artigo objetiva promover uma abordagem reflexiva quanto à identidadedo professor, às contradições existentes neste processo e à relação direta destas temáticasna discussão do trabalho docente. Utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, expondoprincipais conceitos e indagações, especialmente quanto ao debate da desvalorização edesprofissionalização da profissão-professor. O texto inaugura a leitura nos convidandopensarmos e repensarmos sobre o magistério, a atratividade da carreira e atuais desafios daprofissão. Com o imperativo da globalização e o eixo “educação para a equidade social”,debutados na década de 1990, tornaram-se evidentes as transformações substantivas naeducação pública, repercutindo diretamente na composição e estrutura da Escola Contemporânea.Em tempos atuais, há um “colapso existencial” que acontece porque a identidadeprofissional docente está intimamente relacionada à carga pessoal e social que a profissãosimboliza, levando a uma infindável busca (em aspectos individuais, pessoais e coletivos)por um platônico encontro entre o “ser&viver docentes”.

Palavras-chave


Professor; Identidade; Trabalho docente.

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