O uso de tecnologias no Ensino Médio: o que dizem os artigos?

Camila Tenório Freitas de Oliveira, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Monica Izilda da Silva, Regina Maria Rovigati Simões

Resumo


O objetivo do artigo foi realizar um levantamento e sistematização das produçõessobre tecnologias no Ensino Médio, dos últimos seis anos (2012 a 2017). Comometodologia, optou-se por um estudo de revisão bibliográfica, do tipo estado da arte, comum levantamento total de nove artigos, obtidos por meio da base de dados eletrônicosScielo, os quais foram interpretados pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultadosforam sistematizados em quatro categorias: Tecnologia Para a Prática, Tecnologiapara a Compreensão de Significados e Sentidos, Tecnologia Além de Conceito e TecnologiaSistematizada na Prática Pedagógica. Em linhas gerais, os artigos discutiram a relaçãoentre o aluno e o mundo, o impacto das tecnologias na sociedade atual e a ampliação dosaber. Conclui-se que os professores precisam contribuir para a construção de sujeitos ativosno contexto de práticas e vivências pautadas no uso das tecnologias.

Palavras-chave


Ensino Médio; Sujeito ativo; Tecnologias.

Texto completo: PDF