Notas sobre Formação Integrada e Ensino Médio Integrado
Resumo
O Ensino Médio integrado possui bem menor número de alunos em comparaçãoao tradicional Ensino Médio regular. No estado de Minas Gerais, o número de ingressantesno Ensino Médio regular é violentamente superior aos de ensino médio integrado,conforme dados do Censo Escolar do ano de 2015, aplicado pelo Instituto Nacional deEstudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e disponível através do portalInepData. Na prática, o conceito de integração vem sendo edificado até mesmo pelospróprios profissionais da educação, os quais se mantêm incertos quanto aos procedimentosa serem adotados para que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional.A ideologia de conhecimento fragmentado por meio de disciplinas isoladas perdurano imaginário educacional e, resistir a essa ideia através de processos pedagógicos inter etransdisciplinares continua sendo uma metodologia inovadora e utópica, questionada porpais, alunos, professores e por toda a comunidade escolar.
Palavras-chave
Educação profissional; Ensino médio integrado; Ensino técnico.