A Modalidade Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio no Brasil

Camila Cunha Oliveira Giordani, Ricardo de Oliveira Ramalho, Luciano Marcos Curi

Resumo


O Ensino Médio situa-se, atualmente, em uma estrutura educacional centradanas formas fragmentárias de educação, desarticulada do processo global. As instituiçõestrabalham, muitas vezes, com modelos variados de ensino, desprivilegiando o estudantepobre e o jovem trabalhador. O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo histórico esociológico sobre o Ensino Médio, focando na modalidade Integrada à Educação Profissional.Para tal, o estudo busca seus construtos teóricos em autores como Marx, Gramsci,Ramos, Carneiro e Frigotto a fim de refletir sobre a finalidade pedagógica e política doEnsino Médio no âmbito do sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada será apesquisa bibliográfica, suas fontes primárias e secundárias. Por se tratar de uma pesquisa demestrado, todavia em andamento, o presente artigo aponta reflexões iniciais sobre o tema,o qual visa contribuir com o atual debate da reforma na última etapa da educação básica.

Palavras-chave


Ensino Médio; Educação Profissional.

Texto completo: PDF