A perspectiva gramsciana na educação analisada sob a ótica de vida e obra de Gramsci

Wendel Rodrigo de Almeida, Rosa Maria Ribeiro Bernini, Wesley Sebastião de Almeida, Winícius Pereira, Fábio Gonçalves de Deus

Resumo


Este artigo aborda a perspectiva gramsciana na educação analisada sob a ótica devida e obra de Antonio Francesco Gramsci, o filósofo que tanto inspira correntes e influenciao Brasil. Autor de uma vasta obra cronologicamente dividida em antes e depois de suaprisão, imortalizou seu sentimento nacionalista italiano, bem como sua ideologia complexanas áreas da educação e da teoria crítica e social, fortemente ligado à criação da hegemoniacultural e do historicismo absoluto, incentivador da concepção marxista de Estado e dadistinção entre sociedade política e sociedade civil, das críticas do determinismo econômicoe do materialismo filosófico e autor da análise do americanismo e do fordismo. Aqueleque, em plena ascensão do movimento industrial na Europa, polemicamente afirmou que“Todos os homens são intelectuais, poder-se-ia dizer então: mas nem todos os homensdesempenham na sociedade a função de intelectuais.” (GRAMSCI, 1982, p. 7).

Palavras-chave


Hegemonia cultural; Historicismo absoluto; Sociedade política; Sociedade civil; Determinismo econômico; Materialismo filosófico; Americanismo; Fordismo

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