A noção de integral no livro didático e os seus registros de representação semiótica

Carlos Antônio da Silva

Resumo


O  ensino e aprendizagem de C.alculo Di feren- cial  e Integral  considerado  basico  nos  cursos  da ãrea  de  Ciências  Exatas,  muitas  vezes  tem  sido£ocad o,  ao  longo   dos   anos,  numa  prá tica metodológica  “iradicional”  baseaula  cm:  de fini- ções,  ieoremas,  propriccladc e, exern ptos c exercí- cios.  Essa metodologia  tem  contribuído  para um índice  muito  alio  de  abandono  e repetência.  N o ensino  des ta  disciplina   mesmo  com  as  novas tecnologias usadas como  ferramentas dida ticas, o livro didático  ainda  terri  urna  impor tê'1ncia  funda- mental.  Nesce  trabalho  escolhemos  o  tema  Inte- gral para  analisar  como  dois  livros  didaetcos  era- tam  esre  conteúdo,  .a  luz  da  teoria  dos  Registros de  Representação  Semiótica  de Ra} mond  DuvaJ (1993). Trata-te de uma  a nâli se qua fita mv:1,  basca- da   num  e xam e  cuid ad oso    das   duas   ob ras selecionadas.  A  anábse  foi  feita de  forma  a possi- bilim r  que  eses  livros  se}am  rrielhor  explorados, indicando a futuros professores e alunos que eles sGo  ricos  em  inforrr ações  e  que.  se  bem  u tiliza- dos, podem constituir-se  em um instrumento  va- lioso para a aprendiz'1gem. Os  resultados mostram que se os livros  forem bem explorados podem le- var  o  aluno  a  um  melhor  entendimento,  através da uõlização das conversões, com visualização é- tica     dos     conceitos     err      uma     situação contcxtualizada  e motivadora,  tanto  para  os  alu- nos como para os professores.

Palavras-chave


integral; livro didático; registros; tratamentos; conversões.

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