A noção de integral no livro didático e os seus registros de representação semiótica
Resumo
O ensino e aprendizagem de C.alculo Di feren- cial e Integral considerado basico nos cursos da ãrea de Ciências Exatas, muitas vezes tem sido£ocad o, ao longo dos anos, numa prá tica metodológica “iradicional” baseaula cm: de fini- ções, ieoremas, propriccladc e, exern ptos c exercí- cios. Essa metodologia tem contribuído para um índice muito alio de abandono e repetência. N o ensino des ta disciplina mesmo com as novas tecnologias usadas como ferramentas dida ticas, o livro didático ainda terri urna impor tê'1ncia funda- mental. Nesce trabalho escolhemos o tema Inte- gral para analisar como dois livros didaetcos era- tam esre conteúdo, .a luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica de Ra} mond DuvaJ (1993). Trata-te de uma a nâli se qua fita mv:1, basca- da num e xam e cuid ad oso das duas ob ras selecionadas. A anábse foi feita de forma a possi- bilim r que eses livros se}am rrielhor explorados, indicando a futuros professores e alunos que eles sGo ricos em inforrr ações e que. se bem u tiliza- dos, podem constituir-se em um instrumento va- lioso para a aprendiz'1gem. Os resultados mostram que se os livros forem bem explorados podem le- var o aluno a um melhor entendimento, através da uõlização das conversões, com visualização é- tica dos conceitos err uma situação contcxtualizada e motivadora, tanto para os alu- nos como para os professores.
Palavras-chave
integral; livro didático; registros; tratamentos; conversões.