Desenvolvendo competências para a gestão escolar: os implícitos nas relações diretor / supervisor/ professor

Fabíola Cristina Melo

Resumo


Este trabalho é o resultado de algumas observaçoes e muitas re- flexões     sobre     a s     re la çoes estabelecidas  entre  o  diretor,  o supervisor  e  o  professor.  Apre- senta um direcionamento teórico- metodológico evidenciado na prá- tica que norteia as funçoes do di- retor  e  do  supervisor  dentro  da escola. Apresenta,  também, algu- mas  pos síveis  críticas  e  visões distorcidas dos gestores escolares, identificando, contudo,  a  funçao de cada  um  destes  elementos  no âmbito  escolar  e  suas  contribui- çoes para o  processo  educativo.O  presente  artigo  questiona os enfrentamentos e inter venções destes  profissionais  na conduçãode suas  relas ões, apontando  mu- danças  necessárias  para sanar es- tes problemas.

Palavras-chave


competências; relações; participação; processo educativo.

Texto completo: PDF