Formação contínua de professores e educação a distância: significados e perspectivas
Resumo
Este artigo analisa as interfaces entre a educação a distância e a formação continu- ada de professores. Procuramos, em um primeiro momento, levantar questões fun- damentais que envolvem o debate sobre a formaçao do professor pesquisador e seu processo de desenvolvimento profissio- nal, o que exige um cuidadoso levanta- mento das necessidades do piofessorado, geradas nas demandas individuais ou em equipes dos docentes em serviço. A partir dessa delimitação teóúca, analisamos as possibilidades e potencialidades da mo- dalidade de educação à distância para a for- mação continuada de professores. Tal dis- cussão nos remete a um acirrado debate presente no setor educacional. Por um lado, a modalidade de educação à distância tem se apresentado como uma alternativa efi- caz em relação ao custo e abrangência paracapacitasão docente e, por outro, tem rece-bido severas críticas em relação aos objeti- vos de £orma ção e às dificuldades e insucessos dos docentes para a concretização de uma formação mais sig- nificativa.
Palavras-chave
educação continuada; ensino a distância; formação de professores