Formação contínua de professores e educação a distância: significados e perspectivas

Lidônia Maria Guimarães

Resumo


Este artigo analisa as interfaces entre a educação a distância e a formação continu- ada de professores.  Procuramos,  em  um primeiro momento, levantar questões fun- damentais que envolvem o debate sobre a formaçao do professor pesquisador e seu processo  de desenvolvimento  profissio- nal,  o que exige   um  cuidadoso  levanta- mento das necessidades do piofessorado, geradas nas demandas individuais  ou em equipes dos docentes em serviço. A partir dessa  delimitação  teóúca,  analisamos  as possibilidades  e  potencialidades  da  mo- dalidade de educação à distância para a for- mação continuada de professores. Tal dis- cussão  nos  remete a  um acirrado  debate presente no setor educacional. Por um lado, a modalidade de educação à distância  tem se apresentado como uma alternativa efi- caz em relação ao custo e abrangência paracapacitasão docente e, por outro, tem rece-bido severas críticas em relação aos objeti- vos   de   £orma ção  e  às  dificuldades  e insucessos    dos    docentes    para    a concretização de uma formação mais sig- nificativa.

Palavras-chave


educação continuada; ensino a distância; formação de professores

Texto completo: PDF