Inovação na avaliação de desempenho no ensino superior com a metodologia do Net Promoter Score – NPS: análise dos indicadores do curso de pedagogia do Uniaraxá

Maria Aparecida Dias Moreira dos Santos Fonseca, Ricardo Moreira dos Santos Fonseca

Resumo


Este estudo começou a partir de um questionamento sobre a ferramenta NetPromoter Score – NPS, como forma de inovação na avaliação do desempenho no ensinosuperior. A educação do nível superior no país, destaca-se como um sistema diverso ecomplexo de instituições privadas e públicas que proporcionam uma inovação no campoda educação, mas para que isso ocorra com grande sucesso é preciso que ocorram desempenhoe avaliação com ferramentas que demonstrem isso e apontem falhas no processo.Dessa forma, a avaliação e o desempenho precisam ser compreendidos como um processode gestão, que busca constantemente avaliar e medir com eficácia os indicadores centrais detodo processo. O objetivo geral deste estudo visa apresentar indicadores de desempenho eresultados da aplicação no Net Promoter Score – NPS – em um Centro Universitário, comoforma de fomentar a inovação da sua aplicabilidade na educação. Este estudo trata-se deum survey, quantitativo e exploratório, que apresentou como resultados que o NPS temuma aplicabilidade efetiva na academia, proporcionando indicadores de desempenho paratomadas de decisão, através de uma aplicação de coleta de dados rápida e da mesma formaas análises de dados, o tornando inovativo para o meio acadêmico.

Palavras-chave


Net Promoter Score; Centro Universitário; Inovação; Avaliação de Desempenho

Texto completo: PDF