Formação inicial no curso de Pedagogia da FAE- UEMG para atuação em espaços não formais de educação
Resumo
Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Peda-gogia garantem a atuação de pedagogos em todos os espaços em que ocorram práticaseducativas e formativas, este trabalho se propôs a analisar documentos oficiais e internosdo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Ge-rais, na modalidade Presencial e Ensino à Distância, objetivando compreender a formaçãoinicial que a instituição tem ofertado aos seus discentes, e como os espaços não formais sãoabordados nas disciplinas. Os resultados evidenciaram que se por um lado as DCNs ga-rantem a atuação desses profissionais para além da escola, por outro se concentra em umaformação generalista que pode ser percebida pela baixa oferta de disciplinas destinadas àtemática espaços não formais. Tais apontamentos revelam algumas das vulnerabilidades daformação inicial e alertam para a necessidade de ampliar as discussões no que diz respeitoà atuação profissional de pedagogos.
Palavras-chave
Espaços não formais; Formação inicial; Pedagogia.