Contribuições do psicopedagogo para alunos com TDAH no âmbito educacional
Resumo
O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição do psicopedagogo nocontexto educacional de alunos com TDAH. O TDAH é considerado como um transtornomental, sendo um dos mais comuns na infância e na adolescência, caracterizado por desa-tenção, atividade motora excessiva e impulsividade. A metodologia utilizada nesse trabalhofoi a pesquisa bibliográfica com auxílio de artigos e textos com fundamentação teórica,publicados virtualmente. A mesma, procurou compreender o seguinte problema: quaissão as estratégias utilizadas pelos psicopedagogos para que as crianças com TDAH possamdesenvolver em suas habilidades cognitivas no âmbito educacional? Portanto, justifica-se aimportância da pesquisa pois, deve-se sempre ter um olhar psicopedagógico, seja através dapresença do psicopedagogo ou pela formação dos educadores. A proposta não foi apresen-tar respostas prontas e muito menos mostrar os benefícios que essa área do conhecimentotraz ao educador frente às necessidades pedagógicas das crianças, mas sim, qualificar seutrabalho através de intervenções ampliando as práticas frente ao “aprender” da visão esco-lar. Conclui-se através dessa pesquisa que é possível que as crianças com TDAH frequen-tem e aprendam em escolas de ensino regular, desde que tenham o acompanhamento compsicopedagogo. Mas para isso, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursosmateriais e humanos para manter a atenção desses alunos em sala de aula.
Palavras-chave
Aprendizagem; Crianças; Psicopedagogia; TDAH