Aspectos identitários e sentidos do Ensino Médio no Brasil

Ricardo de Oliveira Ramalho, Luciano Marcos Curi, Camila Cunha Oliveira Giordani

Resumo


Alguns conceituam o Ensino Médio, como uma preparação para a EducaçãoSuperior, enquanto, para outros, a sua finalidade principal é a profissionalização e a inserçãono mercado de trabalho. Este nível correspondente à última etapa da educação básicapadece de um problema crônico de identidade. Nesta perspectiva, este artigo objetiva,por meio da pesquisa bibliográfica, promover reflexões sobre os aspectos identitários esentidos atribuídos ao Ensino Médio brasileiro na atualidade. Os fundamentos teóricosdo estudo foram baseados, prioritariamente em Arroyo (2014); Libâneo (2010; 2012);Ramos (2008). Os resultados apontaram que são válidas as tentativas de repensar o EnsinoMédio, contudo, faltam soluções para a crise de identidade e ainda urgência na definição eimplantação de políticas públicas coerentes, com caráter verdadeiramente emancipatório eque conduzam os resultados desta etapa a um patamar aceitável.

Palavras-chave


Ensino Médio; Sentido; Identidade; Políticas Públicas.

Texto completo: PDF